BORANDÁ 2017: um F5 na reflexão sobre as Juventudes do Brasil

 

IMG_7664
Reunião para foto, após a apresentação do Grupo Semente Crioula

 

IMG_7472
Renato Souza de Almeida

Nos dias 17, 18 e 19 de março, um grupo de 30 pessoas se reuniu para mergulhar em alguns dos aspectos mais importantes do mundo juvenil brasileiro.A largada desta maratona foi dada na sexta feira, quando o sociólogo Renato Souza de Almeida relatou todo o histórico do conceito de juventude, e concluiu dizendo que vivemos em uma época na qual, de todos os modos, os jovens empoderaram-se e se sentem sujeitos de direitos.

 

No sábado, começamos com as provocações de Harika Maia, ex-coordenadora do Programa VAI, sobre o universo das ações culturais de jovens na cidade. Ela associou sua trajetória na Secretaria Municipal de Cultura às suas observações acadêmicas na descrição das políticas públicas e resistências culturais atuais.

IMG_7520
Harika Maia

Ana Paula Corti, que leciona no Instituto Federal de São Paulo, trouxe no período da tarde a história do Ensino Médio e os atuais dilemas do mundo da escola, tanto para educadores quanto para os jovens. Conversamos também sobre as ocupações dos secundaristas, desânimos e esperanças.

IMG_7571
Ana Paula Corti

No fim deste dia, a aprendizagem foi com o corpo: as guerreiras do Semente Crioula trouxeram seu côco e sua luta feminista e chacoalharam todo mundo!

IMG_7641
Grupo Semente Crioula, que se apresentou no sábado à noite

No domingo, IMG_7686encerramos nosso encontro com a fala empolgante de Marcelo Naves, que explicou a origem e o significado dos Direitos Humanos, falando dos dilemas e dos desafios que temos no atual contexto.

Participaram do Borandá – evento realizado pelo Instituto Paulista de Juventude, Grupo Senso e Anchietanum – jovens e adultos de diversas partes da Grande São Paulo e do interior. Foram três dias de muito conhecimento, incômodo, renovação…muito obrigado a todos e todas!

O trabalho continua: vem aí uma ação pós-Borandá. Aguardem as novidades!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s